Quem Somos
A marca É Preciso Saber Viver na Terceira Idade surgiu em abril de 2007, quando circulou na região do Vale do Sinos/RS o primeiro exemplar do jornal que leva este nome. Com tiragem de 10 mil exemplares, gratuitamente distribuídos em consultórios médicos, farmácias, comunidades religiosas, sociedades e eventos, o periódico mensal é encontrado em cidades como Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e São Leopoldo. Em 2012, o jornal ganhou uma versão eletrônica, com reportagens em vídeo veiculadas tanto na internet, quanto no canal de televisão paga TV NH, inicialmente. Desde agosto de 2012, o conteúdo em vídeo do jornal é encontrado de forma exclusiva no site www.sabervivernaterceiraidade.com.br. O jornal tem como meta produzir conteúdo para a população da faixa etária que mais cresce no Brasil. Tanto a versão eletrônica quanto a impressa são pautadas pela seriedade de seus conteúdos, trabalhados com responsabilidade em reportagens, entrevistas e dicas sobre saúde e bem-estar, moda e beleza, tecnologia, direito e economia, além da divulgação de eventos onde os idosos são as estrelas principais. A marca É Preciso Saber Viver na Terceira Idade é patrocinada por profissionais e empresas que investem no setor e possuem uma visão diferenciada do que significa a passagem pela terceira idade em nossas vidas. Somos todos, produtores de conteúdo e apoiadores, sabedores de que precisamos nos preparar para esta etapa tão delicada e especial chamada maturidade.
Sandra Carvalho de Alcantara
Licenciada em Educação Física pela Universidade Feevale, dedicou os ensinamentos obtidos durante o curso para desenvolver atividades com a terceira idade, inicialmente voluntárias, monitorando aulas de musculação. Por sua dedicação, foi contratada pela universidade como estagiária e passou a dar aulas ao público idoso. Em seguida, atuou no projeto PELC (Projeto Esporte e Lazer na Cidade) do Governo Federal. Com seu conhecimento na área, foi mentora e grande incentivadora do jornal É Preciso Saber Viver na Terceira Idade, onde atua também como diagramadora e arte-finalista e produtora da versão televisiva do jornal, veiculada inicialmente na TV NH.
Rafael Geyger
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuou de 2000 a 2006 no jornal Folha de Novo Hamburgo, ingressando como estagiário e chegando a editor-chefe. Também foi gerente de redação do Portal novohamburgo.org. Desde 2007, é o jornalista responsável pelo jornal É Preciso Saber Viver na Terceira Idade e atua ainda como repórter na Revista Emergência, editada pela Proteção Publicações e Eventos. Como prêmios individuais, foi vencedor, ainda como acadêmico, do 19ª Set Universitário da PUC-RS, na categoria Melhor Reportagem - Publicação Impressa e do Prêmio Vega Ambiental de Jornalismo 2007, na categoria Webjornalismo Profissional.
Gilberto R. Winter
Empresário do ramo de comunicação, Winter fundou o jornal É Preciso Saber Viver na Terceira Idade em 2007 e, atualmente, é o diretor geral da publicação. Em sua trajetória profissional, foi sócio de uma revista especializada em bichos de estimação - tema que levou ao jornal Folha de Novo Hamburgo em 2002, no formato de coluna. No periódico, também atuou como repórter fotográfico e manteve uma seção de fotografias antigas. Sua marca registrada, no entanto, veio em 2005, quando criou o personagem Jacó Rudi Plitzlamp, um imigrante alemão crítico de atualidades. Em 2011, Winter preparou uma coletânea de histórias de Jacó e lançou o livro Truff Catuch.